Professora utiliza frases motivacionais para estimular aprendizagem e ajudar no emocional de estudantes

Motivar, ouvir e incentivar estudantes para o conteúdo em sala de aula e ainda falar sobre a felicidade. Estas são algumas das propostas da aula da Professora, Ramilla Cavalcante, do curso de Direito da FASEC – Faculdade Serra do Carmo, que além de conteúdos jurídicos, a docente utiliza frases motivacionais para estimular a aprendizagem, colaborando ainda com o aspecto emocional dos acadêmicos.

A ação se dá por meio de frases ou dicas escritas no quadro das salas em que leciona, juntamente com uma conversa informal no início de cada aula. Com a importante atitude aliada ao trabalho em sala de aula, a professora foi um dos cinco docentes melhor avaliados na Avaliação Institucional 2019.1.

Segundo a professora, a ideia surgiu após perceber que seus alunos estavam com diversos problemas emocionais, familiares e até de baixa autoestima para os estudos. “A experiência positiva demonstra a importância de estimular não apenas os aspectos cognitivos, mas especialmente os emocionais dos alunos em sala de aula, valendo-se da educação para construir caminhos que tornem a convivência humana mais solidária e menos opressora. Todos os alunos na faculdade têm emoções e estabelecem vínculos com os conhecimentos e com as pessoas. Portanto, valorizar as habilidades socioemocionais é considerá-los como um todo, em sua integralidade”, reforça Ramilla.    

A professora complementa ainda que após a experiência em sala de aula, o interesse dos acadêmicos pelo conteúdo e os resultados aumentaram positivamente.       

RAMILLA
Além de professora do curso de Direito da FASEC, Ramilla Mariane Silva Cavalcante é advogada, especialista em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e Grandes Transformações do Direito Processual, com atuação em Direito Administrativo e Direito Cível, com ênfase em Família e Sucessões. Atualmente pesquisa sobre habilidades socioemocionais dos professores. 

Nosso Whatsapp