Extensão

Aqui você pode conferir todas as atividades de extensão da instituição.

Fasec em Ação

A FASEC – Faculdade Serra do Carmo anualmente realiza o FASEC em Ação. A instituição de ensino tem o compromisso de promover o desenvolvimento regional por meio de elaboração e execução de projetos de responsabilidade social.

A importância do projeto reside no incentivo à ética (entendida como reflexão dos comportamentos morais) e na tentativa de contribuição para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, por meio de atividades voltadas para questões de cidadania, educação, saúde, segurança e lazer.

Além disso, é uma oportunidade do discente praticar conhecimentos aprendidos, desenvolvendo uma postura ética e responsável frente a seu papel social. Para docentes e funcionários, é uma chance de contribuir com seu potencial na transformação de realidades pouco favoráveis.

O projeto FASEC em Movimento tem como finalidade a integração dos calouros, alunos de diferentes cursos, gestores e professores, por meio das atividades recreativas e físicas, promovendo um ambiente criativo e agradável, elevando a autoestima e o convívio entre a comunidade acadêmica.

O projeto busca integrar atividades esportivas, culturais e sorteio de brindes à recepção aos calouros. A idéia é desmistificar a calourada, substituindo os trotes com brincadeiras possivelmente perigosas por ações solidárias e de integração durante a chegada dos novos alunos ao ambiente educacional. Para os jovens que chegam ao ensino superior cheios de anseios e medos, ter um momento de compartilhamento de expectativas, interesses e problemas, contribui para que o aluno recém-chegado crie um sentimento de pertencimento à instituição e se desenvolva academicamente.

Acreditamos que a oferta das práticas que envolvem atividades físicas, recreativas e culturais, como caminhada, a ginástica, a dança, potencializam o acolhimento e integração de nossos estudantes, ressaltando o respeito aos valores estéticos, políticos, éticos e morais.

A atividade física tem um reconhecido valor educativo, contribuindo como uma prática das mais privilegiadas para fruição e exercício dos sentidos e das emoções, favorável à criação, ao engajamento corporal, ao prazer do movimento, ao exercício da confiança, ao desafio do pensamento, à construção da autoestima, enfim, à satisfação de acesso e apropriação da cultura.

É neste movimento, que se insere a Faculdade Serra do Carmo, de promoção da saúde, valorização da qualidade de vida, do desenvolvimento humano, no compromisso social e ético.

A Semana Acadêmica é um evento que acontece anualmente e tem como intenção proporcionar à comunidade acadêmica uma reflexão crítica sobre a formação profissional e a aplicação desses saberes no mercado de trabalho moderno.

Para tal, compõe-se tanto de palestras diversas sobre temas relacionados ao saber científico, como de apresentações de trabalhos acadêmicos desenvolvidos pelos próprios alunos da IES, além de oficinas.