Extensão

Aqui você pode conferir nossas atividades de extensão da instituição.

FASEC desenvolve atividade de Responsabilida de Social – 2015

Com a proposta de levar à comunidade acadêmica ações de responsabilidade social, a Faculdade Serra do Carmo (FASEC) desenvolve há cinco anos o “Serra do Carmo em Ação”, série de atividades que envolvem também o corpo docente e o quadro de servidores da instituição. O objetivo é promover ações que tenham o retorno social no auxílio de entidades e comunidades que trabalhem no processo de ressocialização, formação e qualificação de crianças,jovens e adultos do Estado.

A iniciativa visa também possibilitar aos acadêmicos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito, a formação humanizada, o aprendizado com base na realidade social por meio da atuação voluntária, calcada em princípios éticos, seja qual for a sua atuação no futuro.
Projeto Serra do Carmo em Ação -2015
Em sua quinta edição, as atividades já arrecadaram alimentos, produtos de higiene pessoal e peças de vestuário a milhares de pessoas da Capital e região. Este ano o evento aconteceu na Escola Municipal Maria Rosa de Castro Sales, na região Sul da Capital. A programação contou com palestras, apresentações audiovisuais, oficinas de produção cultural, de primeiros socorros, educação para o trânsito, entre outros.

Segundo a professora Andreia Ayres Gabardo da Rosa, o Serra do Carmo em Ação tem o intuito de levar os alunos para desenvolver atividades de cidadania, melhoria da qualidade de vida, noções de saúde, bem-estar e enfrentamento da vulnerabilidade social. “Nosso objetivo é fazer que os acadêmicos pudessem relacionar o conteúdo adquirido em sala de aula com atividades práticas que proporcione novos conhecimentos”, afirmou.

Experiências

A acadêmica do segundo período de Direito Cleyanne Aires Ferreira foi uma das palestrantes da oficina de Vulnerabilidade nas Redes Sociais a um público de cerca de 70 adolescentes. “Fiquei impressionada com o número de adolescentes que possuem contas nas redes sociais e em muitos casos mantém diálogo com desconhecidos. Certamente este nosso trabalho serviu para alertá-los”, ressaltou. Já a universitária do primeiro período de Direito Ramy Sandoval, que já havia realizado trabalho voluntário promovido pela FASEC junto as comunidades quilombolas se identificou bastante com a proposta da universidade de aproximar os estudantes da realidade social da região. “Com certeza se eu não tivesse escolhido o curso de Direito teria feito a faculdade de Serviço Social”, afirmou.

A próxima edição do Serra do Carmo em Ação está prevista para acontecer no segundo semestre de 2016, cuja data e local ainda será definida.

Wherbert Araújo/FASEC

Projeto Informação e Inclusão: o direito à informação no I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas

Informações Gerais

Nome do Projeto: INFORMAÇÃO E INCLUSÃO: o direito à informação no I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas

Professores envolvidos: Martha Helena Rodrigues de Sousa, Ênio Walcáver e Wirta de Oliveira Negre.

Acadêmicos participantes: acadêmicos dos cursos de Direito, Administração e de Ciências Contábeis num total de 35 alunos.

Data da realização: 22, 23 e 24/10/2015.

Projeto Comunidade Quilombola Malhadinha: Resgate da cidadania e transformação em comunidade autossustentável

Informações Gerais

Nome do Projeto: Comunidade Quilombola Malhadinha: Resgate da cidadania e transformação em comunidade autossustentável.

Professores envolvidos: Simone Andréa Pinto, Jaqueline Barbosa Murta, Cássia Regina de Lima, Ênio Walcáver, Renata Rocha e Wirta de Oliveira Negre

Acadêmicos participantes: todos os as acadêmicos do 1° período de Direito, acadêmicos do 8º período de Administração e de Ciências Contábeis.

Data da realização: 10/10/2015.